O que é Briefing e qual o melhor modelo de briefing para site

Opa, se você está procurando respostas para O Que é BriefingBriefing Significado? Qual o melhor Modelo de Briefing para Site? Ou precisa de bom Exemplo de Briefing? Então está no lugar certo.

Realmente o briefing é um assunto muito importante para alinhar as expectativas de um cliente com o que ele realmente irá receber ao final do projeto, se você tem um bom modelo de briefing para site evitará muitos problemas, mas se você não tem um bom modelo de briefing para website, não se preocupe pois mostraremos um exemplo de briefing na prática para ajudar você.

Vamos abordar alguns conceitos do briefing, mas queremos levar você a um entendimento prático, pois o exemplo de briefing que mostraremos é o que utilizamos em nossa agência de marketing digital para mais de 20 mil projetos entregues.

Acompanhe conosco e ótima leitura.

Briefing significado

Antes de entrarmos na parte prática é importante alinharmos alguns conceitos como briefing significado e o que é briefing, e lembrando que iremos abordar sobre briefing para criação de sites, vamos lá.

Briefing ou comumente como se lê brífingue é uma palavra inglesa que podemos traduzir para resumo organizado em português.

Na prática ela o briefing significado ou propósito é coletar um conjunto de informações de forma bem organizada, com o objetivo de desenvolver trabalho alinhados aos anseios do cliente com a entrega de um projeto que um fornecedor irá desenvolver.

O briefing para criação de sites é muito utilizado, no mundo digital na área do design para criação de logotipo ou de uma peça publicitária, ou no web design para criação de sites ou lojas virtuais.

Por exemplo o briefing para criação de sites ajudará e muito no objeto, conteúdo e no layout de site.

Mas também pode ser utilizado em documentos, na criação de um produto físico, em engenharia, arquitetura ou qualquer projeto que tenha necessidade de coletar informações para transformá-la em uma entrega. Porém aqui iremos focar no exemplo de briefing para criação de sites.

Entendeu o briefing significado? Agora vamos nos aprofundar nos conceitos e entender o que é briefing, bora lá?

O que é briefing?

O que é briefing?

Nós utilizamos o modelo de briefing para site todas as vezes que um cliente fecha um contrato ou atualização de um projeto de website por exemplo. Para você entender o que é briefing, imagine que acabamos de fechar um contrato, seguimos os passos: 

  • Coletamos informações em uma reunião com o cliente;
  • Usamos essas informações para planejar e desenvolver o projeto;
  • Entregamos ao cliente exatamente aquilo que ele pediu.

Entendeu o que é briefing?

Neste exemplo de briefing contem informações claras e objetivas para que as expectativas do cliente estejam bem alinhadas, e você escolha a melhor estratégia para o projeto.

Tenha certeza que se a expectativa não estiver bem alinhada haverá um grande problema, vamos ver isso agora na pratica.

Como fazer um briefing para criação de sites

briefing para criação de sites

Se observarmos a imagem acima, ele apresenta bem como fazer um briefing para criação de sites e alguns cuidados que você precisa ter.

O cliente explica os detalhes do projeto, suas expectativas – um balanço com três alturas de madeira, do lado direito da árvore.

O vendedor com um briefing ruim entende – um balanço de uma altura, de madeira, no meio da árvore.

O Design projeta – um balanço de uma altura, de madeira, muito sofisticado cortando a árvore ao meio.

O programador por sua vez construiu – um balanço de uma altura, de madeira, completamente seguro a prova de tombos.

O marketing descreveu o seguinte projeto – um balanço com um sofá superconfortável, com diversas funcionalidade.

A documentação do projeto – absolutamente nada.

Quais as funcionalidades foram instaladas – nenhuma.

Quais os custos envolvidos no projeto – o preço de uma montanha russa.

A manutenção do projeto – nenhuma.

E o que o cliente realmente queria – Um balanço com um pneu para relembrar sua infância.

Esse é um exemplo de briefing que não vai funcionar para nenhum projeto, por isso você precisa ter um modelo de briefing para site adequado.

Seu briefing precisa ser muito claro, com todas as informações necessárias, pois isso é o que acontece na comunicação diária.

Então entenda se o cliente entendeu o que você entendeu. Certo?

Trabalhe com um briefing de tal forma que todos entendam o que é um balanço, com isso as expectativas ficarão alinhadas.

Um bom exemplo de briefing pode ser:

  • Objetivo
  • Exemplos de concorrentes que o cliente gosta
  • Exemplos de concorrentes que o cliente não gosta
  • Cores
  • Layout
  • Conteúdo
  • Perfil do cliente

Isso pode ser um exemplo de briefing adequado.

Modelo de briefing para website

Elementos de um bom modelo de briefing para website

Então recapitulando, o briefing visa coletar todas as informações importantes para a construção do projeto, em nosso caso em particular a criação de uma loja virtual ou de um site.

Agora que você já aprendeu o que é briefing e o briefing significado, vamos detalhar mais um bom exemplo de briefing em um projeto, veremos agora algumas etapas importantes e que não deveriam faltar em nenhum briefing.

Reunião inicial

Será coletado a ideia do cliente, o objetivo do website, as expectativas e as necessidades.

Em um site por exemplo: Quantidade de páginas, complexidade, linguagem a ser utilizada, cores, exemplos de websites que o cliente gosta e que não gosta também, e outros elementos importantes.

Como o mundo parece que vive sem tempo, evite excesso de reuniões.

Proposta

Aqui deixe tudo claro para o cliente o que irá e o que não irá conter no projeto, e pergunte se ele entendeu, e o que ele entendeu.

Deixe a compreensão mais clara possível, isso ajudará nas outras etapas.

Briefing para criação de sites

Em um briefing para criação de sites é importante coletar:

  • Objetivo do projeto e da empresa
  • O conteúdo de cada página
  • A preferência visual do cliente
  • Informações sobre o cliente
  • Detalhes de produtos e serviços
  • Concorrentes
  • Público-alvo e seu perfil
  • Quais os diferencias do cliente
  • Valores da empresa
  • Certificações e prêmios alcançados
  • Preços e condições

Não faça um briefing muito longo e preencha o briefing detalhadamente para não existir erros de interpretação, retrabalho, atrasos e prejuízos.

Prefira respostas mais fechadas possíveis do que respostas subjetivas, você poderá se assustar se deixar apenas respostas subjetivas.

Com o passar do tempo seu modelo de briefing para site vai se aperfeiçoando. 

Design

Neste momento fazer desenhos e layouts é uma ótima opção, afinal mais de 80% da população é visual.

Nesta etapa solicite uma aprovação do cliente, isso garantirá problemas futuros.

Colete de uma só vez todas as alterações do cliente, se isso não acontecer pode ter certeza que o projeto não terá fim.

Mãos na massa

Após o briefing pronto é hora de ir para a implementação do projeto.

A comunicação entre cliente e fornecedor é muito importante, por isso deixe seu cliente informado dos próximos passos do projeto.

Se você está buscando um exemplo de briefing para criação de sites, de uma olhada nesse conteúdo sobre como criar um site, ele é super completo.

Exemplo de Briefing Pronto

Para facilitar ainda mais a sua compreensão vamos mostrar um exemplo de briefing que utilizamos aqui na nossa agência de marketing digital, tenha algo objetivo como: 

Exemplo de Briefing Pronto

Esse EXEMPLO DE BRIEFING precisará ser adequado para cada tipo de projeto, mas já dá para ter uma ideia do que conter.

O que não deve ter em um briefing

Não tenha muita formalidade, ou seja, muito técnico, e tenha em mente que o documente deve seguir de uma boa conversa para o entendimento de tudo, nada substitui a humanização.

Nunca seja apenas receptivo, ou seja, entenda se o que o cliente está lhe transmitindo é aquilo que você está entendendo, e vice-e-versa.

Não tenha o briefing como um trilho, mas uma trilha, ou seja, pode existir informações que você coletou na reunião que não está especificado no briefing, anote-a.

Não seja extremista, o equilíbrio é algo fundamental em projetos. E sempre seja muito verdadeiro, se você não conseguirá atender uma funcionalidade, uma demanda, ou uma expectativa, deixe isso muito claro e documentado.

Esse EXEMPLO DE BRIEFING ficou claro para você? Se precisar de alguma ajuda, fique à vontade para falar conosco.

O que torna um briefing uma ferramenta eficaz?

O que torna um briefing uma ferramenta eficaz?

Um bom briefing pode garantir que o projeto seja exatamente do jeito que você, ou o seu cliente, imaginou. Só isso mostra o porque essa ferramenta é indispensável para uma equipe de marketing, planejamento e criação.

Além disso todos os envolvidos do projeto terão uma ampla noção do inicio, meio e final de cada fase do projeto e onde ele deve chegar.

Uma das frases que mais circulam grandes agência é “grandes projetos começam com um ótimo briefing.”

Existem grande vantagens em trabalhar em um briefing completo. Os principais são:

O trabalho executado será próximo aquilo que o cliente quer

Um bom briefing (o cliente pode preencher sozinho ou com a ajuda de um profissional da agência) deixa claro quais são as metas e objetivos de uma campanha ou projeto.

Essa clareza permite que os profissionais foquem toda a sua criatividade naquilo que o cliente realmente precisa.

Um bom briefing ajuda a economizar tempo e dinheiro

Sem um bom briefing, os profissionais vão trabalhar a partir daquela temível frase: “é isso que você quis dizer? Não? Então vamos fazer mais uma opção”.

Os criativos e todos os profissionais envolvidos podem criar projetos incríveis e eficazes, pensando na experiência do usuário.

Mas se tudo o que foi criado não for aquilo que o cliente realmente precisa, tudo deve ser descartado e feito do zero. Isso significa que tempo e dinheiro foram gastos sem necessidade.

Um bom exemplo de briefing ajuda a precificar serviços

Desde o início é necessário saber o que se espera do trabalho, o que será criado e qual o caminho que será trilhado para alcançar o sucesso. Tudo isso pode ser avaliado e precificado logo no desenvolvimento do briefing.

Além disso você consegue ter uma ideia mais clara de tudo o que seu cliente deseja, assim facilita entender a precificação. 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre O QUE É BRIEFING? Aproveite para conferir outros posts como esse em nosso blog, ou se quiser nos acompanhe nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos: estamos no Instagram ou no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *