ARTE E DESIGN CONSTROIWEB - Criação e Artes Gráficas

Conheça as 5 melhores dicas de marketing digital para o seu negócio

O mundo está ficando cada vez mais tecnológico e isso não seria diferente no empreendedorismo. Por isso, estar presente neste universo digital é extremamente importante para a sobrevivência do seu negócio.

E é neste contexto que entra o marketing digital, surgindo como uma ótima ferramenta para a elaboração de estratégias de vendas que sejam eficazes.

E para te auxiliar neste processo, separamos as 10 melhores dicas de marketing digital. Assim, seu negócio pode aumentar o faturamento, a lucratividade, as vendas e o engajamento na internet.

ARTE E DESIGN CONSTROIWEB - Criação e Artes Gráficas

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de ações que reúne estratégias para satisfazer as necessidades de clientes e consumidores. Além disso, promove a empresa, divulga seus produtos e consolida sua marca.

Mesmo com poucos investimentos é possível ter um alcance bem significativo e com uma velocidade muito melhor do que pelos meios convencionais.

O termo “Marketing Digital” se tornou popular no início dos anos 2000, pois nesse período aumentou o número de pessoas com acesso à internet, e todo esse crescimento fez as empresas mudarem a forma como chegam até seus potenciais clientes e como ofertam seus produtos.

Para que serve o marketing digital?

As redes sociais são a prova real de como a internet se tornou dinâmica e os resultados por meio dela podem ser obtidos de imediato. Podemos citar como exemplo um posicionamento específico que a empresa decide tomar e recebe o feedback dos consumidores em tempo real.

O marketing digital serve para entender melhor as necessidades de sua persona, conquistar mais clientes, aumentar as vendas, gerar oportunidades e aumentar a rentabilidade da empresa.

Mas não pára por aí, passamos a compreender que o marketing digital serve para ajudar toda a empresa a alcançar seu espaço no mundo dos negócios.

5 dicas de marketing digital

Agora que você já sabe o que é o marketing digital e para que ele serve, está na hora de conhecer as melhores dicas que vão lhe ajudar neste caminho para elaborar ações que farão o seu negócio decolar.

1 – Construa sua persona

Antes de começar preciso te lembrar que não usamos mais o famoso público-alvo, isso funcionava no modo de marketing tradicional, onde englobava um grupo de pessoas semelhantes que eram potenciais clientes.

O marketing digital vai além e é aí que entra a persona. A persona é um personagem fictício que cria um tipo de cliente ideal, com dados reais e importantes sobre características e comportamentos. Você pode criar suas histórias pessoais, seus objetivos e seus desafios.

Dessa forma, é a persona quem irá guiar e inspirar a criação de conteúdo e de marketing digital de seu negócio.

2 – Desenvolva uma boa equipe

Pode parecer algo simples mas ter uma equipe capacitada exige um certo esforço que faz total diferença nos resultados, e é por isso que você precisa estar sempre atento aos detalhes.

Conte com profissionais da área da comunicação e do marketing que busquem melhores estratégias para o atual momento de sua empresa. Você também pode contratar uma empresa que seja especialista no assunto.

3 – Crie um funil de vendas

Essa estratégia permite que você guie sua persona em uma jornada de compra. Bom, esta jornada de compra é composta por 4 etapas. São elas:

  1. Aprendizado e descoberta
  2. Reconhecimento do problema
  3. Consideração da solução
  4. Decisão de compra


E essas etapas estão divididas no próprio funil, o que chamamos de Topo do Funil (aprendizado e descoberta), Meio do Funil (reconhecimento do problema e consideração da solução) e Fundo do Funil (decisão de compra).

Após essas etapas não podemos esquecer de encantar os clientes , criar um relacionamento com eles e fazer que se sintam engajados com a marca.

ARTE E DESIGN CONSTROIWEB - Criação e Artes Gráficas

4 – Aprenda as técnicas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em sua livre tradução significa Otimização para Mecanismos de Busca, ou seja, é um conjunto de técnicas que tem como objetivo fazer com que páginas de site possuem um bom posicionamento no Google ou em outros buscadores, e assim este processo gere tráfego orgânico.

Um exemplo de tráfego orgânico é quando uma pessoa vai pesquisar no google e ignora os anúncios e clicam nos resultados não pagos para chegarem até um determinado site.

Agora que você já entendeu a importância das técnicas de SEO, vale ressaltar que para ter sucesso é necessário muito planejamento e paciência, pois os resultados aparecem de médio a longo prazo.

As técnicas de SEO dividem-se em dois pontos:

  • On-page SEO:

São todas as ações feitas dentro da página para melhorar a experiência do usuário e a construção do conteúdo em si, como por exemplo utilizar a palavra-chave no título, inserir links para outras páginas, colocar descrição nas imagens, entre outros.

  • Off-page SEO:

São todas as ações feitas fora da página, em específico, fora do seu site. O objetivo é mostrar a sua relevância no mercado e possibilitar uma melhora no posicionamento dos mecanismos de busca. Como citar como exemplo a troca de links com outros sites.

5 – Faça implementação de KPIs

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, em sua livre tradução significa Indicador-chave de Performance, ou seja, é uma forma de medir se um conjunto ou ação estão alcançando os objetivos traçados. São indicadores de grande importância para o seu negócio e seus objetivos.

Além disso, ele também mostra se os processos estão ocorrendo corretamente ou se há necessidade de ajustar as estratégias.

Etapas para implementação dos KPIs em seu negócio:

  1. Defina seus objetivos e estabeleça suas metas
  2. Equipare as metas com o planejamento estratégico
  3. Selecione os KPIs e seus responsáveis
  4. Determine processos de coleta de dados
  5. Informe os KPIs a todos os envolvidos
  6. Inspecione a evolução dos KPIs

Considerações finais

Em conclusão, o marketing digital tem cada vez mais espaço e utilidade no mercado, pois cada dia que passa mais pessoas conseguem ter acesso à internet e isso ajuda no aumento da importância desse meio tecnológico.

Fonte: https://www.construsitebrasil.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 1 =