11 dicas fundamentais para o sucesso de sua loja virtual

É nítido que a internet tem ocupado um espaço cada vez maior na vida das pessoas. De acordo com o IBGE, no Brasil, são mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet todos os dias – quantitativo que, certamente, já deve ter aumentado significativamente ao passar do tempo. 

E é nesse cenário de crescimento que muitas pessoas optam por comprar online, seja pela praticidade, facilidade ou rapidez. Por isso, todos os dias milhares de empresas enxergam na internet novas oportunidades de crescimento e logo decidem ampliar seus negócios investindo em lojas virtuais – uma estratégia e tanto para quem quer ou precisa aumentar as vendas sem investir muito, afinal, para ter uma loja online não necessariamente  é preciso ter uma loja física.

Uma loja virtual – ou e-commerce – é um website desenvolvido para vender diretamente pela internet, uma opção cômoda e eficaz  para aqueles que desejam adquirir produtos sem precisar sair do conforto de sua casa. Diga-se de passagem, público esse que cresce vertiginosamente a cada dia.

Se entre as lojas físicas a concorrência é grande, no mundo online o cenário é ainda mais desafiador, uma vez que no meio virtual não há limites para o raio de alcance. Ao mesmo tempo em que sua empresa passa a atingir potenciais clientes de outras cidades, estados e até países, os concorrentes surgem na mesma escala. Já dizia o tio do Homem-aranha: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!

Se você deseja conhecer estratégias para começar a investir ou melhorar a sua loja virtual, confira nossas super dicas para alavancar o seu negócio de vez: 

1. Escolha uma boa plataforma 

Criação de sites C2TI

Se você está iniciando agora no mundo dos negócios digitais, saiba que a escolha de uma boa plataforma de desenvolvimento de sites é primordial para a satisfação e a fidelização de seus clientes.

Há, na internet, diversas opções de plataformas gratuitas em que você mesmo pode desenvolver a sua página, a Wix e o WordPress são um exemplo disso.  Contudo, quando se trata de uma loja online, é preciso muito cuidado, afinal, você terá acesso aos dados pessoais, senhas e endereço dos usuários. É preciso prezar pela segurança de quem visita seu seu site, somente assim você terá a chance de ser recomendado por eles. Por isso é tão importante pesquisar bem quem desenvolverá sua página online  antes de iniciar o seu negócio. 

Agora, se você não possui habilidade para desenvolver o seu site sozinho, existem empresas no mercado que desenvolvem para você, isso não é o máximo? 

É muito fácil e rápido empreender online, basta firmar uma parceria com quem realmente se compromete com seu sucesso. 

2. Variedade de produtos 

Outra grande dica e que, as vezes, as lojas se esquecem, é oferecer uma gama extensa de produtos. Pode ser que o seu ramo seja restrito e ofereça, de fato, poucas opções de um determinado produto, porém, se sua loja vende roupas, por exemplo, nada melhor que variar tamanhos, cores e estilos. 

Uma loja que contempla diversas opções de peças (no caso dos e-commerces de roupas), tende a satisfazer melhor mais clientes, consequentemente, atende mais de um público e conquista ainda mais pessoas. 

Antes de iniciar de fato o seu negócio, planeje e pesquise o seu público-alvo, ouça o que eles gostariam de comprar e, então, faça um investimento certeiro, oferencendo mais do que eles esperam, com mais variedade e opções.

3. Tenha bons fornecedores 

Tão importante quanto vender bem, é comprar bem. Além de investir em uma boa plataforma, é necessário ter ótimos fornecedores. Somente assim você conseguirá oferecer produtos com qualidade e com preços competitivos no mercado. 

Encontrá-los realmente não é uma tarefa fácil, demanda muita pesquisa e dedicação, porém, seu esforço será recompensado quando o feedback positivo de seus clientes começar a surgir. 

Entregue o melhor para seus clientes e eles se fidelizarão à sua marca. Caso contrário, se o produto não atingiu as suas expectativas, eles deixarão de recomendar e comprar em sua loja.

4. Possibilidade de pagamento

Pagseguro como meio de pagamento das lojas virtuais

Uma das principais causas para o cancelamento de compras, depois do frete, é a restrição de meios de pagamento no site. 

Sabe quando você está ansioso para adquirir um produto, adiciona no carrinho e na hora do pagamento o site não aceita cartão? Pois é, é bem frustrante!  E eu aposto que você busca imediatamente por outro site que aceite esta opção, correto?

Hoje, o que está em alta e pode ser considerado a real cereja do bolo, são os meios de pagamento online como o Pagseguro, por exemplo.

Empresas como essa são excelentes por, primeiro, serem extremamente seguras, segundo, por trabalharem com transações financeiras totalmente online e, por último mas não menos importante, por aceitarem múltiplas formas de pagamento: vários tipos de cartão de crédito, boleto, etc.

Ou seja, a loja virtual que escolhe trabalhar com uma plataforma deste tipo abre um leque de possibilidades para o usuário. Ele escolherá qual meio se adequa mais às suas condições financeiras e, assim, realizará a compra. 

5. Cupom de desconto e promoções

Uma grande sacada para atrair mais clientes para sua loja online é oferecer descontos periodicamente ou em datas comemorativas. E, pra isso, o cupom de desconto é uma excelente pedida! 

Quando um comprador está em dúvida sobre comprar ou não um determinado item e você, como vendedor, oferece um desconto a chance de fechar a venda é extremamente alta, pois a sensação é de economia e chance única.  

Viu que dica bacana? Mesmo oferecendo promoções nas compras pelo site, você tende a lucrar e muito! 

6. Canais de contato 

Canais de atendimento em seu ecommerce

Outra incrível dica que pode diferenciar seu e-commerce de seus concorrentes, é a disponibilização de canais de contato em seu site. 

Além dos meios de comunicação comumente utilizados – e-mail, sac e telefone – utilizar um canal de atendimento pelo whatsapp ou através de chat online, por exemplo, é algo que sem dúvidas, transmite comodidade e segurança para quem está visitando seu site e/ou comprando suas mercadorias. Isso acontece porque o cliente sabe que se tiver dúvidas ou imprevistos em sua compra, ele poderá facilmente entrar em contato com você.

7. Redes Sociais  

Redes sociais de sua marca

Como já dissemos em um artigo passado, as redes sociais são ferramentas excepcionais para atingir um grande público em um curto espaço de tempo, então, utilizar-se delas para divulgar os seus serviços ou produtos, é uma estratégia e tanto!

Para isso, basta criar um perfil de sua empresa nas redes sociais mais conhecidas, facebook e instagram, e iniciar a divulgação. Se a sua publicação for feita de maneira correta, com uma boa foto, uma excelente legenda e com meios para contato, os usuários começarão a compartilhar, curtir e se interessar por suas mercadorias.

8. Tenha um Blog em seu site de vendas!

Blog para loja virtual

O que parece consenso entre a grande maioria das pessoas é que um blog não é tão importante, por isso poucas empresas se dedicam a criar e manter um, e é aí que mora um grande e prejudicial equívoco! 

Quando você está em dúvidas sobre algo ou quer aprender a fazer aquela receita deliciosa, a quem você recorre? Certamente ao poderoso Google, acertei? 

Exato! É nessa incrível ferramenta que se concentram milhões e milhões de informações sobre tudo e qualquer assunto. E esses conteúdos não apareceram ali em um passe de mágicas, pessoas os escreveram e há grandes chances de terem sido em um blog!

Seja qual for a ferramenta de busca que você utilize, decerto já notou que sempre há artigos de blog entre as primeiras opções dos resultados. Ao abrir um deles, você pode ou não ter encontrado o que buscava, mas o simples fato de clicar na sugestão já contribui para aumentar a relevância do mesmo. Quanto mais as pessoas clicarem em seus textos, mais notoriedade e cada vez mais visitas seu site terá.  É assim que, especialmente o Google, funciona!

Mas, loja virtual pode ter um blog? A resposta é sim! 

A busca por informações é muito ampla, e você pode vir a escrever sobre um assunto original e inovador a respeito do seu ramo, se tornar referência no mercado e vender muito mais!

9. Responsividade do site

A c2ti desenvolve sites responsivos que se adequam à celular, tablet, notebook, etc.
Um dos pontos mega importantes dessa série de dicas é que seu site seja responsivo, isto é, adaptável a qualquer dispositivo: celular, tablet, notebook, computador, etc. 

Com o advento da internet, o celular, por exemplo, se tornou o principal meio de acesso dos usuários. Muitos deles, inclusive, preferem resolver e comprar apenas por esse dispositivo mobile. 

Imagine que você está navegando em seu celular e, impactado por uma propaganda, resolve adquirir aquele tênis lindo da moda. Ao entrar no site de vendas da marca, não consegue ao menos visualizar o valor do produto e, quem dirá, a descrição do mesmo, pois a dimensão da tela está totalmente minúscula e as imagens sobrepostas às palavras. Isso acontece porque a página não possui responsividade, portanto, não se adequa ao tamanho de sua tela.

Se você não quer perder clientes, eis um ponto essencial a se considerar: ninguém quer visitar uma loja online confusa e difícil de navegar, por isso, invista em plataformas que garantam uma boa navegação e experiência do usuário.

10. Qualidade das imagens 

Sabe aquela expressão “é de comer com os olhos”? Às vezes você nem precisa do produto, mas a imagem é tão bonita, tão chamativa e tão convincente que, sem se dar conta, acaba sendo influenciado a adquiri-lo. 

Contratar um profissional de fotos às vezes é muito caro pra quem está iniciando no mercado, porém, isso não significa que as fotos dos produtos que você disponibilizará para os compradores precisa ser de qualidade ruim. Há, na internet, diversos tutoriais, como o vídeo abaixo, sobre como tirar fotos profissionais sem ser um profissional. Aposto que você, mesmo sem ter experiência, conseguirá ter ótimos resultados.

11. Gentileza, compromisso e responsabilidade 

A última dica, mas não menos importante, é que para sua loja virtual atingir efetivo sucesso e atrair cada vez mais clientes fiéis, é preciso ter gentileza ao sanar possíveis indagações e reclamações dos navegantes, bem como compromisso em entregar realmente o que promete na descrição e imagens das mercadorias e, por fim, é imprescindível a responsabilidade com os dados pessoais dos usuários.

Tudo isso precisa estar em harmonia, pois ninguém quer a sua marca mal vista e com baixa reputação no Reclame Aqui, não é? 

Com todas essas orientações ficou muito mais fácil iniciar ou dar aquela repaginada em sua loja virtual! Alcançar o sucesso, agora, só depende de você. 

Fonte: https://c2ti.com.br/

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