Temos que concordar que mais difícil do que escalar o monte Everest é obrigar pessoas a acessarem sua loja online, não é mesmo?
Por mais que você queira que elas comprem em seu negócio, impor isso a elas não é uma boa opção.
Definitivamente, a internet não funciona assim.
Você precisa de muito mais do que apenas espontaneidade e qualidade para atrair um comprador. É preciso contar com estratégias inteligentes de Marketing Digital.
Quer aprender a conquistar clientes para sua loja online? Continue lendo.
Sua loja online precisa do Marketing digital
Se você quer um futuro promissor para seu negócio, não ignore o marketing digital.
Aprender a usá-lo pode transformar sua empresa para sempre.
Para ser sincero, foi por causa dele que o modo como as empresas se comunicam e se relacionam com seus consumidores mudou.
Mas não se preocupe se você está se sentindo perdido no assunto.
Vamos explicar tudo o que você precisa saber neste artigo. E vamos começar com uma definição simples do que é marketing digital:
“um conjunto de estratégias que objetivam gerar resultado para negócios no meio digital”
Os canais mais usados para isso são:
- mídias sociais;
- google;
- e-mails;
- sites…
Se o objetivo do marketing é conectar pessoas ao seu negócio, o marketing digital chega para fazer isso usando as oportunidades geradas pela internet.
Bem animador, concorda?
E o melhor de tudo é que o marketing digital pode ser feito por qualquer empresa, desde os pequenos empreendimentos, grandes negócios, lojas online ou até mesmo pessoas físicas.
Ok, mas por que ele é tão importante?
Olhe ao seu redor e me diga o que vê.
Identificou ao menos uma pessoa olhando para o celular?
Sim? Então aí está a resposta.
O mundo digital faz parte dos nossos dias e não há como fugir disso.
Se os consumidores puderam escolher entre o marketing digital e o marketing tradicional, tenha certeza que a primeira opção será a preferida.
Por mais que ainda exista, panfletos e outdoors já não são mais a preferência deles.
Entendeu agora o motivo pelo qual o marketing digital é tão valioso?
Podemos listar algumas outras vantagens:
- rapidez de implementação e resultados;
- é bem mais barato;
- você tem inúmeras ferramentas ao seu dispor;
- consegue estabelecer uma relação mais próxima ao seu cliente; e
- é capaz de mensurar os resultados mais facilmente.
Como fazer Marketing Digital para sua loja online?
Planejamento.
É por ele que você deve começar.
É impossível continuar e criar uma estratégia coerente se você não der a atenção necessária a essa etapa.
Você precisa definir bem seus objetivos. Só assim conseguirá pensar em projetos e ações.
Para isso, é bom que tenha em mente os Ps que sustentam o marketing digital. Veja:
Os 8 Ps do Marketing Digital
Não faz muito tempo que o mercado mudou para se adequar ao “novo consumidor”.
Diferente de antes, o consumidor hoje é o centro das estratégias, e tudo é pensado de forma a agrádá-lo, encantá-lo, atraí-lo e fidelizá-lo.
Pensando nisso, a forma de se fazer marketing também sofreu alterações.
E agora, para traçar uma estratégia efetiva que traga resultado para os empreendimentos é preciso pensar nos 8 Ps do marketing.
Teoria criada pelo brasileiro Conrado Adolpho.
Esses Ps correspondem à:
E o que você precisa saber sobre cada um deles te explico a seguir.
Pesquisa
Responda: antes de comprar um celular novo você pesquisa sobre suas funcionalidades e os preços em diferentes lojas online?
Muito provável que sim, não é?
Observe que a pesquisa precede a decisão, e é uma parte fundamental para o sucesso da sua ação.
No marketing digital também é fundamental dedicar um tempo à pesquisa.
Sem ela, você não conseguirá a precisão necessária para acertar em sua estratégia. É como dar um tiro no escuro.
Depois de uma boa pesquisa, você já vai conseguir identificar grandes oportunidades do mercado.
Dedicar-se a ela é uma atitude inteligente. Anote aí.
Planejamento
A pesquisa pode ser considerada uma tempestade de ideias, em que você reúne muitas informações de uma só vez.
No planejamento, no entanto, é o momento de afunilar e organizar.
Aqui, você já pode traçar seu plano de ação, cronogramas e estratégias.
É uma tarefa trabalhosa, não podemos mentir. Mas é essencial para que tudo dê certo.
Produção
Agora é a hora da “mão na massa”.
Você já pensou e planejou suas ações. Mas você já decidiu em que veículo suas estratégias serão executadas?
Nessa etapa é preciso pensar bem onde estão suas personas.
Não adianta postar um vídeo no YouTube, por exemplo, se quem consome seu conteúdo não está lá.
Procure entender as ferramentas e como funcionam essas mídias.
Mas a frente falaremos mais sobre personas, não se preocupe.
Publicação
Por que você pensou em um conteúdo tão bacana se ninguém vai consumi-lo?
Você investiu em pesquisa, tempo e planejamento, agora precisa “dar à luz” ao seu fruto.
Escolha as ferramentas certas, conforme o que você decidiu na etapa acima, e publique!
Lembre-se que existem muitas meios de fazer isso na internet, mas nem todos são bons para você, ok?
Promoção
Para atrair clientes para sua loja online através de estratégias inteligentes, você não pode deixar de lado esse “P” do marketing digital.
Essa é a hora de investir (em espécie mesmo) para que seu conteúdo ou promoção atinja mais pessoas em potencial.
Ah, mas como saber se devo pagar por anúncio no Facebook Ads, Google Ads ou afins?
Lá na etapa de estratégia você já terá decidido isso, fique tranquilo.
Propagação
No sexto “P” temos a propagação, que está ligada diretamente a ideia de alcance orgânico do seu conteúdo na web.
Isso significa saber sobre o quão bom é o que você produziu, a ponto de usuários compartilharem em suas redes sociais e indicarem para amigos.
[Fica entre nós, mas esse é o sonho de todo produtor de conteúdo.
Afinal, quem é que não quer ver uma produção sua viralizada, ganhando muitos acessos, curtidas e interações, de forma gratuita?
Ser um fenômeno de compartilhamentos é incrível!
Mas não há uma receita pronta de como fazer isso.
O importante é criar conteúdos de forma inteligente, que realmente ajudem o seu consumidor e o conquiste.
Personalização
Diante de tudo o que você fez até aqui, com certeza já está colhendo ótimos frutos!
O marketing digital bem-planejado realmente é poderoso, eu te disse.
Com tantos clientes chegando, você se sente preparado para atender a todos eles?
Se a resposta foi “nem tanto” ou “não estou preparado”, comece a pensar em formas de facilitar esse processo inicial e os outros que estão por vir.
Você pode contar com bots de atendimento (automação), mas cuidado com isso.
Geralmente, as pessoas não gostam muito de atendimentos “robotizados”. Personalize as mensagens, ok?
Além disso, você pode criar listas de segmentação, separando o seu público e enviando conteúdos específicos e personalizados a eles.
Uma boa ferramenta para isso é o e-mail marketing.
Precisão
Sabe quem é o melhor em marketing digital?
Aquele que consegue enxergar melhorias em suas estratégias.
E o último P refere-se a exatamente isso: a capacidade de tomar decisões e ver o que é necessário mudar nas campanhas atuais da sua loja online.
Estar atento a quem interagiu com seus conteúdos, quando e de que forma é essencial para otimizar processos.
Agora que você já sabe dos 8 Ps importantíssimos do marketing digital da sua loja online, vou listar aqui outros conceitos fundamentais para esse momento em que você está. São eles:
- persona;
- lead;
- funil de vendas;
- landing page;
- SEO;
- CTA;
É preciso estar bem por dentro desses assuntos para ter sucesso nas suas estratégias.
Se você não conhece seu cliente e não sabe como abordá-lo, por exemplo, você pode perdê-lo para a concorrência.
E você não quer isso, quer?
Então preste atenção nos resumos que fiz:
Persona
São personagens fictícios, contruídos a partir de pesquisas.
O objetivo de criar personas para seu negócio é representar os diferentes perfis de usuários que podem vir a comprar seu serviço ou produto.
Ao projetar as personas da sua loja online você pode se identificar com os usuários que projeta, de maneira que passará a entender de forma ampla e completa seu público-alvo.
As personas são importantíssimas para uma estratégia de marketing digital bem segmentada e assertiva.
Lead
De forma simplificada, quando um consumidor demonstra interesse em seu produto ou serviço ele se torna um lead.
Nesse sentido, um lead é uma oportunidade e tanto para sua loja fechar uma venda.
Mas até o usuário desinteressado chegar a ser um lead, ele precisa ser educado através de um funil de vendas.
Funil de vendas
Um funil de vendas se trata de um modelo que descreve a jornada do cliente, desde a conscientização do produto até a conversão real.
Dizer que um usuário está no funil de vendasa significa que ele está passando por fases, até comprar o seu produto, definitivamente.
Landing Page
Landing Page significa, em sua tradução literal, páginas de aterrissagem.
E nada mais são do que páginas únicas na internet, que funcionam com o objetivo de coletar informações do usuário.
A landing page é o local em que o visitante do site será transformado em Lead, pois nela ele informará seus dados, como nome e e-mail, com intuito de ter acesso à algum material ou promoção.
No infográfico de funil de vendas que deixei acima, você foi direcionado para uma Landing Page, percebeu?
SEO
Search Engine Optimization (SEO) representa um conjunto de práticas a serem feitas no site, que ajudam a posicioná-lo melhor no Google e em outros buscadores.
Um site ou uma loja online otimizada para SEO pode aparecer em primeiro nas buscas orgânicas, isto é, no topo dos resultados.
Estando sempre nas primeiras posições, sua empresa terá mais autoridade e será bem mais visitada, acredite.
CTA
A sigla CTA significa Call To Action e quer dizer exatamente isso: chamada para ação.
Os CTAs podem aparecer em textos, landing pages, pop-ups e em qualquer lugar onde você queira chamar a atenção do seu público para realizar alguma ação.
Existem vários tipos, como banners, botões, links para outros artigos ou até mesmo Landing pages.
Fonte: https://c2ti.com.br