ARTE E DESIGN CONSTROIWEB - Criação e Artes Gráficas

Criar site de vendas ou plataforma de e-commerce: como funciona cada um?

O comércio sempre esteve presente na história da humanidade. Desde o início de nossa sociedade buscamos maneiras de realizar trocas, antes mesmo de inventarmos e entendermos o conceito de dinheiro e riqueza. É possível dizer que a comercialização faz parte de nós e de nossa história.

Ao longo dos anos, fomos aprimorando a maneira na qual realizamos o comércio e a relação entre quem oferece os objetos ou serviços e quem os compra. O que começou apenas na base de trocas consideradas justas, hoje é mais comum ser feito com dinheiro ou algum outro meio de crédito.

Porém o que mais se destaca atualmente é por onde as negociações são feitas. O comércio eletrônico, mais conhecido como e-commerce, tem ganhado cada vez mais espaço nas escolhas de meios de compra por parte dos clientes. Com isso, é quase que obrigatório se fazer presente no mundo online para garantir a sobrevivência de sua empresa ou negócio.

Criar site de venda e plataformas de e-commerce se destacam na hora de se colocar no mercado digital, porém você sabe qual deles é a melhor opção para o seu negócio? Você entende a diferença entre criar site de vendas ou utilizar uma plataforma de e-commerce? Sabe as vantagens de cada um deles?

Caso ainda não saiba, nos acompanhe nessa leitura onde te daremos todas as informações para que você decida ainda hoje entre criar um site de vendas ou utilizar uma plataforma de e-commerce para o seu negócio.

Elementos principais para criar site de vendas

Como o nome já diz, um site de vendas é um canal capaz de ligar você a seu cliente no intuito de vender um produto ou serviço. Em seu site, o consumidor deve adquirir maiores informações sobre sua empresa, seus serviços e seus produtos.

Nesse momento você possui a chance de convencer o visitante de sua página a realizar a compra e se tornar seu cliente. Para isso, o seu site deve possuir algumas características essenciais capazes de maximizar as chances de vendas.

Portanto, preparamos para você uma lista contendo os elementos principais para criar um site de vendas que te ajudará a entrar no mercado digital com o pé direito.

1 – Descrição detalhada dos produtos

A primeira coisa que você deve pensar na hora de criar site de vendas é qual produto ou serviço você deseja oferecer para o mercado. Antes mesmo de pensar na elaboração de uma página online isso já deve estar definido e planejado.

Após escolher o que você irá oferecer para novos consumidores, você precisa preparar uma descrição extremamente detalhada de seu produto, contendo todas as suas principais características e qualidades, além de fotos de alta qualidade e em ângulos variados.

Esse processo é importante pois o cliente só terá acesso a essas informações antes de ter o produto em mãos e, se ele não sentir confiança na descrição e nas imagens, certamente ele não realizará a compra.

Além disso, planeje um espaço na hora de criar um site de vendas destinado a comentários e avaliações de pessoas que já compraram seu produto. Com isso, os novos clientes sentirão maior confiança na hora de realizar a compra e, nas vendas, fazer com que seu cliente confie em você e em sua marca é fundamental.

Portanto, planeje bem seu produto, a descrição e a galeria de fotos dele. Esse é o momento de convencer, por meio de informações e detalhes técnicos, seu cliente a comprar seu produto e se fidelizar a sua marca.

2 – Meios de pagamento e envio

Além de descrever muito bem o seu produto, no momento de criar um site de vendas, você precisa pensar nos meios de pagamento que você irá aceitar no momento da compra.

Os meios de pagamento mais comuns disponibilizados pela maioria dos sites são: cartões de crédito, cartões de débito, boleto bancário, transferência bancária e, o mais atual e que tem ganhado força no mercado, o pix.

Qualquer que seja a escolha dentre esses meios, certifique-se de que seu cliente ficará satisfeito com as opções oferecidas por você.

Outra escolha a ser feita são os meios de envio de seus produtos após a compra em seu site. É importante que você ofereça várias opções para seu cliente escolher, pois muitos deles escolheram uma opção mais cara, porém com menor prazo de entrega, assim como muitos poderão escolher uma opção mais em conta com um prazo maior.

Um detalhe importante sobre os métodos de envio na hora de criar um site é integrar diretamente nele as informações de seus produtos relevantes ao frete, como por exemplo altura, largura, comprimento, peso e quantidade. Dessa maneira, o frete será calculado de forma mais assertiva e automática.

Portanto, ofereça opções para seus clientes tanto na hora do pagamento quanto na hora do envio. Um cliente certamente ficará mais satisfeito podendo escolher o que se adequa melhor para sua necessidade do momento.

3 – Técnicas de SEO

Depois de planejar os itens listados acima, um fator super importante quando falamos de criar site de vendas online é o SEO.

Caso ainda não esteja familiarizado com essa sigla, SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de estratégias e técnicas de aprimoramento de blogs, sites de vendas ou páginas da internet, com o intuito de garantir as primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google por exemplo.

Garantir as melhores posições no rankeamento de maneira orgânica (sem utilizar anúncios pagos) é extremamente importante, pois isso garante com que mais pessoas encontrem o seu site e o acessem. Por sua vez, quanto mais visitantes em sua página, mais pessoas conhecerão seu produto e maiores serão as chances de vendas.

Utilize de técnicas como palavras-chaves tendência em seu nicho de mercado, chamadas para ação (CTA) convincentes, descrições originais e sem cópias de concorrentes para não ser considerado como plágio e utilize do storytelling (contar uma história) para envolver seus clientes em seus textos e descrições.

Além disso, antes de criar site de vendas, atente-se também a fatores que afetam a experiência de seu cliente no momento em que ele acessa sua página, como o tempo de carregamento do site e se ele é responsivo nos dispositivos móveis, uma vez que atualmente a maioria das pessoas acessam sites pelos seus celulares.

Como criar site de vendas?

Agora que você já sabe os elementos necessários para criar site de vendas, está na hora de aprender como criar um site e colocar em prática o que foi aprendido no tópico anterior.

Quando falamos de criar site no geral, temos três opções:

  • estudar e aprender do zero as técnicas e habilidades necessárias para criar um site;
  • contratar um profissional freelancer para criar site de acordo com seus desejos e vontades; e
  • contratar uma agência digital que, além de criar um site de vendas, fornece uma gama maior de serviços relacionados ao marketing digital.

Aprender tudo o que é preciso para criar um site de vendas, requer muita pesquisa e dedicação por uma boa quantidade de tempo para alcançar um resultado capaz de ampliar as vendas de seu negócio. Dentre as opções, é a mais econômica, porém a mais difícil e desafiadora.

Já contratar um profissional freelancer para criar um site de vendas é uma boa opção caso queira uma página não muito complexa nem muito simples, pagando uma quantia aceitável. O profissional conseguirá te entregar um nível médio de customização e quantidade limitadas de ferramentas, variando de acordo com o conhecimento dele.

Por outro lado, as agências digitais conseguem oferecer uma variedade enorme no momento de criar um site de vendas. Customização elevada, ferramentas de acordo com sua necessidade além de várias outras técnicas de marketing digital. O valor varia de acordo com as escolhas feitas por você, e podem ser entre R$500,00 para os mais simples, ou mais de R$5.000,00 para os mais elaborados.

Portanto, planeje muito bem qual caminho você vai seguir quando criar site de vendas para seu negócio. Escolha a opção mais adequada à sua situação atual e aos seus planos futuros.

O que é plataforma de e-commerce?

Após conhecer todos os detalhes de criar site de vendas, chegou o momento de entender melhor o que é uma plataforma de e-commerce e as suas vantagens e desvantagens.

Uma plataforma de e-commerce nada mais é do que um serviço ofertado no mercado no qual, ao contratar, você irá utilizar de uma tecnologia em uma plataforma desenvolvida por terceiros para criar e gerenciar a sua loja online.

Esse serviço é bem intuitivo e já possui as ferramentas básicas para você criar um site de vendas utilizando templates pré-definidos, nos quais você apenas coloca seus produtos, a descrição deles, preços e imagens e a plataforma faz o restante. É uma ótima opção e, assim como os sites, o custo pode variar de acordo com o nível que você deseja.

Um lado negativo das plataformas de e-commerce é a customização e ferramentas mais avançadas. Por atender vários clientes na mesma plataforma, elas costumam ser engessadas e limitadas, podendo não se adequar a serviços ou produtos fora do convencional.

Portanto, as plataformas de e-commerce são uma boa opção caso você deseje uma montagem simples e intuitiva em seu site, com produtos e serviços mais tradicionais, e caso não precise de ferramentas mais complexas e elaboradas para atender seus clientes.

Como escolher entre criar site de vendas ou plataforma e-commerce?

Com os conceitos de plataforma de e-commerce e do processo de criar site de vendas em mente, chegou o momento de explicarmos como você deve escolher entre essas duas opções ao entrar no mercado online.

A questão é que não existe uma resposta certa, que vai servir para todos os tipos de negócios e para todas as empresas do mercado. Todas as duas opções apresentam vantagens e desvantagens e somente você pode decidir entre qual usar em seu negócio.

Portanto, com base em tudo o que você aprendeu até aqui, estude bem as duas opções, as empresas que fornecem esse tipo de serviço no mercado e peça um orçamento, entre em contato com outros empreendedores e pergunte a opinião deles, converse com especialistas no assunto, etc.

Informe-se e saiba tudo sobre plataformas de e-commerce e o processo de criar um site. Somente assim você será capaz de escolher a opção ideal para seu negócio e ampliar suas vendas, maximizando seus lucros e resultados.

Dedique-se bastante a esse processo. Seu negócio merece o melhor de você!

Fonte: https://www.construsitebrasil.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

53 + = 57